Aulas e Shows de Flamenco

Aulas

SILVIA CANARIM [1]METODOLOGIA

Ao longo de dezoito anos dedicados ao ensino, a professora de flamenco Silvia Canarim desenvolveu uma metodologia que une a compreensão do contexto cultural no qual se desenvolveu o flamenco e o estudo da técnica da dança. De igual maneira, o método promove o entendimento do cenário contemporâneo no qual essa expressão artística está inserida.

Nas aulas práticas, são oferecidas informações teóricas sobre a história do flamenco, seus principais artífices e o estudo e reconhecimento dos diferentes estilos. Estes aspectos, porém, são desenvolvidos de forma mais detida nas aulas teóricas.

 

Estrutura das aulas práticas:

1) Aquecimento: Esta etapa compreende um trabalho de aquecimento muscular, força, alongamento, transferência de peso e preparação postural para a dança flamenca. Esta técnica corporal foi elaborada a partir dos métodos desenvolvidos pela professoras Vicky Barea de Sevilha e La Truco de Madrid.

2) Técnicas específicas: São trabalhadas técnicas de braços, mãos, pés (sapateado), giros, de maneira alternada, visando às necessidades técnicas exigidas na coreografia trabalhada pela turma e o nível da mesma.

3) Estrutura de Baile: Nesse estágio da aula são estudados exemplos de sequencias de passos e códigos que são usados na estrutura coreográfica dos diferentes estilos do flamenco como “marcajes de letra”, “remates”, “llamadas” e “escobillas”. Para as turmas mais avançadas, serão praticadas as sequências do  estilo flamenco (“palo”) que esteja sendo trabalhado pela turma (pertencentes ou não à coreografia).

4) Coreografia: Cada nível trabalhará um estilo diferente para que durante o desenvolvimento do aluno, ele possa ter contato com o maior número possível de estilos. A cada ano poderão ser estudadas duas ou mais coreografias de distintos “palos”, dependendo do desenvolvimento da turma. Também serão utilizados os diferentes elementos utilizados no baile flamenco como as castanholas (“palillos”), o leque (“abanico”) e o xale (“mantón).

5) Alongamento: Exercícios de alongamento indispensáveis para prevenção de lesões. As aulas são ministradas na escola Naira Nawroski Centro de Artes Integradas situado na Rua João Guimarães, 200 – Porto Alegre e no Espaço de Dança e Terapias Holísticas Gina Vitola, Rua Silva Só, 44.

Grade de horários – a partir de março de 2017

 

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado

 

 

 

Aulas particulares

10h30-11h30

Intermediário III

Aulas particulares 

 11h30-12h30

Intermediário II

 

 

Aulas particulares

 

12h30-13h30

Iniciante I

 

Aulas particulares 

 

15h-16h30

Cursos Teóricos

(a confirmar)

19h-20h

 Avançado

19h-20h30

 Iniciante

19h-20h30

Avançado

 

19h-20h

Técnica Corporal

20h-21h

 Iniciante

Nova turma!

20h30-21h30

Interm. I

20h-21h

Técnica de Castanholas

(30min. téc. + 30 min coreo)

 

 

 

 

Obs.: Caso você tenha interesse em fazer aula, mas não se encaixe em nenhum desses horários, ligue para nós (3331-6260 / 8146-4045)  ou entre em contato pelo e-mail s.canarim@hotmail.com e silviacanarim@gmail.com para conversarmos a respeito.

 

http://www.naira-nawroski.com.br/modalidadesAd.html