Aulas e Shows de Flamenco

Agenda

Festival Flamenco de Curta-metragens no Brasil – FFLAC

II Circuito Internacional FFLAC en Brasil - Festival Flamenco de Curta-metragrans para site Silvia Canarim

Instituto Cervantes em Brasília e Espaço Itaú de Cinema em Curitiba e Porto Alegre sediam o II Circuito Internacional do Festival Flamenco de Curta Metragens no Brasil, após o grande sucesso de público alcançado em sua primeira incursão no Brasil em 2011 através dos Centros Culturais Banco de Brasil.

Com o patrocínio da Embaixada da Espanha pelo segundo ano consecutivo, o FFLAC apresenta seus curtas-metragens entre os dias 6, 7 e 8 de dezembro nos Cines Itau em Curitiba e Porto Alegre.

Pioneiro, o festival de cinema com sede na Espanha é dedicado à temática FLAMENCO e realiza no Brasil uma retrospectiva da Mostra Internacional de filmes de suas duas últimas edições.

O Circuito Internacional do festival FFLAC no Brasil conta com o apoio do Instituto Cervantes em Brasília, dos Cines Itaú nas cidades de Curitiba e Porto Alegre, da plataforma web Flamenco Brasil, da produtora Matéria Primma e a UIRÁ produções.

Para o circuito deste ano 2013 foram selecionadas 23 produções cinematográficas procedentes de 8 países. Os filmes fizeram parte das duas últimas  edições do festival, realizadas em 2010 e 2011, em Madrid.

 

Sobre o Festival:

FFLAC – FESTIVAL FLAMENCO DE CURTA METRAGENS é uma plataforma de criação audiovisual sobre a temática FLAMENCA.

O primeiro festival do mundo dedicado ao cinema flamenco conseguiu reunir, em apenas duas edições, realizadores de vários países e curtas-metragens inéditos, produzidos especialmente para o festival. Já participaram do FFLAC mais de 18 países, como Turquia, Israel, EUA, Itália, França, Argentina, Canadá, Cuba, México, Nova Zelândia, Brasil, entre outros

O festival nasceu na Espanha em 2010 com o objetivo de promover a produção audiovisual sobre o FLAMENCO e suas expressões artísticas.  A dança, canto, poesia, música e comportamento formam o eixo das diferentes perspectivas de análise conceitual do gênero, interpretado por meio da imagem cinematográfica. A direção e a produção do festival está a cargo da realizadora e diretora brasileira Luciane Franco, também idealizadora do projeto e de todas as suas atividades associadas. Luciane Franco é a única artista brasileira atualmente na Europa a desenvolver um festival de cinema com estas características.

Luciane é uma artista de Brasília, cidade onde viveu por 25 anos. Licenciada em Artes Cênicas pela Faculdade Dulcina de Moraes, é arte-educadora, atriz, bailarina, diretora de teatro, realizadora audiovisual e pesquisadora em linguagens artísticas multidiciplinares. Em 2001, Luciane foi contemplada pelo programa Virtuose do Ministério da Cultura do Brasil para uma especialização no exterior em Audiovisual, na Escuela Superior de Imagen y Sonido de Madrid.

Para a realização do FFLAC em Madrid, a diretora tem estabelecido parcerias com empresas e importantes Instituições espanholas como o Instituto Andaluz de Flamenco da Junta de Andaluzia, Instituto Buñuel de Madrid, Centro de Cultura Contemporâneo Matadero, Fnac, Renfe, Museo del Baile Flamenco de Sevilla, Escolas de Cinema e Universidades espanholas.

Além disso, o festival tem conquistado em toda a Espanha a participação e o carinho de vários artistas flamencos de nome mundial como o da grande bailaora Flamenca Cristina Hoyos, atriz protagonista dos filmes de Carlos Saura, em que atuou ao lado de Antonio Gades em suas principais produções dos anos 80 e 90; Amor Brujo, Bodas de Sangre e Carmen. Cristina Hoyos é madrinha e presidenta oficial do jurado do FFLAC.

“Trabalhar o Flamenco dentro de uma estética voltada aos conceitos da arte contemporânea é um dos meus desafios. O festival “temático” concentra e promove atividades em vários âmbitos artísticos na medida em que amplia a capacidade de interpretação de uma linguagem artística multidisciplinar, como é o Flamenco. Para mim, o FLAMENCO, recentemente declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, é um campo de investigação infinito dentro do contexto histórico, social, comportamental, artístico. É um objeto de análise de profundas transformações…”, explica Luciane.

O Circuito Internacional no Brasil faz parte de uma série de incursões que o festival já realizou em diversos países por meio da participação em festivais.

 

Para mais informações sobre o Festival:

http://fflac.org/

https://www.facebook.com/fflac

https://www.twitter.com/fflac_festival

 

SERVIÇO:

LOCAL: Espaço Itaú de Cinema

Curitiba: Shopping Crystal – Rua Comendador Araújo 731 – piso L1 – Batel. CEP. 80420-000. Curitiba

Porto Alegre: Bourbon Shopping Country – Av. Túlio de Rose, 80 – 2º piso – Passo D’areia – Porto Alegre

DATAS: 06 a 08 de novembro de 2013

HORÁRIO: 19h10

MAIS INFORMAÇÕES:

Ellen Krohn – (61) 8239-6447 / Isabella Henrique – (61) 8100-87258

Em Porto Alegre: (51) 8146-4045 – Silvia Canarim