Aulas e Shows de Flamenco

Blog

Espetáculo ‘Como montar um baile’

21 de dezembro de 2012 2 comentários

Espetáculo Como montar um Baile - Arte: Florença Smidt

Em cartaz no Teatro de Câmara Túlio Piva em Porto Alegre. Dias 20 e 21/12 às 21h.

“Como montar um baile” nasce a partir da investigação sobre meu processo criativo na dança flamenca. Ele traz uma reflexão sobre os elementos que compõem a estrutura coreográfica dessa dança e busca novas possibilidades de movimento, um olhar contemporâneo, que encontrei com a parceria de Iandra Cattani.

O espetáculo começa no “vazio”, no início de tudo, na ausência do texto. O pulso traz a primeira referência, a pulsação que encontro no movimento humano e em todas as coisas vivas e que se conecta à pulsação do flamenco. No ir e vir do processo criativo, ora observo a interpretação que cada sujeito dá aos movimentos propostos, ora bebo na fonte dos tradicionais estilos de música.

Decomponho os elementos coreográficos, fragmentando códigos que ligam e que cortam a estrutura do texto. Me inspiro ainda nos movimentos cotidianos, apropriando esta perspectiva ao contexto coreográfico. Resgato as alegrias e os leques representando o feminino e retomo a importância do ritmo trabalhando em todos os níveis de percussão com palmas, pitos, sapateado e cajón.

É desta relação com os estilos musicais tradicionais e o cotidiano contemporâneo que construo a forma coreográfica final. Concluo o processo criativo reintegrando todos os elementos, dentro e fora das convenções, com Fandangos del Alosno.

Agradeço aos meus parceiros, aos profissionais e aos alunos por terem aceitado o desafio e se aventurado nessa experiência!

Muito obrigada também, Naira Nawroski Centro de Artes Integradas, Riátitá-Moda para viver o flamenco e o Restaurante Via Imperattore por o apoio imprescindível de vocês!

Sílvia Canarim.

2 comentários

  1. Adriano disse:

    Parabéns para todos! O espetáculo foi belíssimo!