Aulas e Shows de Flamenco

Blog

Flamenco Empírico – Barcelona 2012

Tags:

23 de Maio de 2012

 

Existe um flamenco com necesidade de escavar dentro de espacios propios e alheios, que é gerado a partir de reconhecer, estudar, questionar, refletir e reestruturar pautas estabelecidas. Destas experiencias nascen referencias úteis e coerentes que o impulsionam a uma linguagem contemporánea, desvelando novas teorias, qualidades e formas” (Lérida, J.C.)

Com essas palavras, o curador do ciclo Flamenco Empírico de Barcelona, Juan Carlos Lérida, define o perfil do primeiro ciclo dedicado inteiramente ao flamenco de vanguarda, ou melhor, aos artistas identificados com um novo perfil dessa arte que vem se delineando desde meados dos anos 90, mas que somente há alguns anos obteve a atenção merecida.

Flamenco Empírico surgiu em 2009 dentro do Festival Ciutat Vella (hoje Ciutat Flamenco) realizado no Mercat de Les Flors de Barcelona. Segundo Juan Carlos, a idéia era de criar um festival direcionado para os artistas e não tanto para o público. Um espaço onde quem estava buscando novos caminhos para se expressar através do flamenco tivesse a oportunidade de trocar experiências, inquietudes artísticas e, sobretudo, pudesse deixar que sua arte se “contaminasse” com outras visões e ferramentas.

Nesse ano, o ciclo se realiza de 23 a 26 de maio no mesmo Mercat de Les Flors da capital catalã será dedicado ao olhar forâneo sobre o flamenco, às diferentes “miradas” através das quais o flamenco atual se desenvolve nas mais distantes e díspares regiões do mundo.

Para mais informações, acesse o site: http://ciutatflamenco.com/es/programacion/flamenco-empirico/

 

Os comentários para esta postagem estão encerrados.