Aulas e Shows de Flamenco

Blog

La quintaesencia de un sentir

Tags:

22 de dezembro de 2011

 

Israel GalvànSegundo Pedro G. Romero, artista plástico e diretor artístico da Cia Israel Galván, o espetáculo La Edad de Oro é uma “reelaboração retórica” da dança de Israel. Essa definição pode ser comprovada na apresentação da obra na 1ª edição brasileira do Flamenco Festival na cidade de São Paulo. Na oportunidade, o coreógrafo sevilhano brindou o público com a sua arte, cada vez mais depurada.

Esta depuração se aprecia não só na estética, mas também na poética do artista. Galván foi acompanhado pelos irmãos jerezanos David (cante) e Alfredo Lagos (guitarra), que também imprimiram sua marca pessoal na interpretação da obra estreada em 2005 (na época, com o cantaor Fernando Terremoto). Assim como Galván, David Lagos e Alfredo Lagos também vivem uma etapa de excelência em suas trajetórias artísticas e ofereceram, nessa noite, momentos de extrema beleza e sensibilidade como a interpretação da granaína por David ou como o magnífico solo de guitarra de Alfredo, ambos aplaudidíssimos.

Foi possível confirmar que Israel Galván mantém as características que já estão consolidadas na sua linguagem como, por exemplo, a investigação do silencio, da imobilidade, da fragmentação, porém deixa claro que sua ‘metamorfose’ não cessa. Assistimos a um artista que, ao ampliar o universo de seu “baile”, chegou à sua mais pura essência, à quinta essência de seu ‘ser’.

O público, que lotou o Teatro Municipal de São Paulo, foi progressivamente sendo conquistado pela obra. As interpretações das soleares, do martinete, das alegrías, da farruca, dos fandangos (em um diálogo entre baile e cante) ou do impagável “fin de fiesta” no qual os artistas mudam os “papéis” fizerem que o bailaor, o guitarrista y o cantaor voltassem duas vezes ao palco para agradecer a ovação da platéia.

A primeira edição do Flamenco Festival Brasil contou também com as atuações do guitarrista Vicente Amigo, da bailaora Rafaela Carrasco e da Compañía Antonio Gades. O evento internacional fundado em 2001 nos Estados Unidos é anualmente celebrado em cidades como Nova York, Washington, Londres (desde 2003), Paris (2006), Xangai, Pequim (2007), Bruxelas (2008) e, a partir de este ano, Moscou e São Paulo!

Flamenco Festival Brasil. Local: Teatro Municipal de São Paulo. Data: 18/10/11. Baile e coreografia: Israel Galván. Cante: David Lagos. Guitarra: Alfredo Lagos.

 

*Publicado originalmente no site:  http://www.jerezjondo.com

 

Os comentários para esta postagem estão encerrados.